Embora 61% dos brasileiros comprem mais na internet do que em lojas físicas, os clientes selecionam muito bem a loja online em que irão comprar. De acordo com o Relatório Setores do E-commerce realizado em setembro de 2023, as 10 maiores lojas virtuais do Brasil em número de acessos são:
1. Mercado Livre – 326.764.108 de acessos
2. Amazon – 185.344.109 de acessos
3. Shopee – 156.265.559 – de acessos
4. Magazine Luiza – 118.089.907 – de acessos
5. Olx – 112.057.820 de acessos
6. Shein – 84.383.370 de acessos
7. AliExpress – 69.953.042 de acessos
8. iFood – 62.258.134 de acessos
9. Casas Bahia – 48.912.992 de acessos
10. Samsung – 44.238.469 de acessos
Analisando as maiores lojas virtuais do país, podemos identificar 3 segredos fundamentais que os destacam nesse cenário competitivo. É crucial conhecer esses segredos se você quer iniciar um negócio online e faturar mais pela internet!
Segredo 1: Entregam Ofertas Imperdíveis
Segundo um levantamento recente feito pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 73% dos consumidores afirmam preferir o e-commerce por encontrarem preços mais baixos do que em lojas físicas. Além disso, 69% dizem que optam por comprar online por causa das promoções que só se encontram na internet.
Quem não gosta de uma boa promoção ou um cupom de frete grátis na primeira compra? Os maiores sites de compras online se destacam por oferecerem, assim que o cliente acessa a loja, um cupom de desconto ou um produto pela metade do preço original. Os clientes são atraídos pela oferta e enxergam mais vantagens em comprar naquela loja, os e-commerces que mais usam esse truque são a Shein e a Shoppe.
Se você quer vender bastante na sua loja virtual, esse segredo vai atrair cada vez mais pessoas para a sua loja, é importante saber criar as ofertas de forma estratégica e garantir que elas sejam exibidas logo no conteúdo principal do site (primeiro conteúdo que o usuário vê ao entrar no seu site).
Segredo 2: São Fáceis de Navegar
Todos os sites que bombam em vendas na internet possuem algo muito importante chamado boa experiência do usuário (ou user experience), são sites com informações claras e objetivas, com bons produtos em destaque na página principal e carregamento rápido. Esses e vários outros fatores influenciam em uma boa experiência do usuário e fazem com que os clientes passem mais tempo no seu site (ou seja, mais vendas).
Outro fator muito importante que essas empresas usam para faturar mais é exibir muitas informações relevantes sobre o produto. Isso inclui fotos, descrição de tamanho e material, se tem garantia ou não, todas as formas de pagamento e até mesmo informações sobre frete e prazos de entrega. Observe algumas informações que o site da Casas Bahia coloca nas páginas individuais dos produtos:
Um estudo da agência de SEO Conversion apontou que 69,9% dos consumidores têm receio de realizar compras pela internet, por medo de caírem em golpes ou serem vítimas de fraudes. Portanto, se na página de informação do seus produtos tiver uma boa descrição, várias fotos e até mesmo um bom vídeo explicativo, fará com que os clientes sintam mais confiança em comprar na sua loja, mesmo que não seja uma empresa muito conhecida.
Dica bônus: Considere acrescentar um botão de WhatsApp no seu site para que os clientes possam tirar dúvidas referentes a um de seus produtos.
Segredo 3: As Lojas são Seguras
Como muitas pessoas sentem receio de comprar de forma on-line, é primordial que sua loja passe segurança para os clientes, e nesse quesito todos os maiores e-commerces do Brasil se garantem. Veja como fazer isso:
1- Atente-se ao prazo de entrega e busque sempre cumpri-lo (não tem problema se o prazo de entrega for um pouco mais demorado, porém tem que chegar dentro do limite prometido no site).
2- Teste o seu produto antes de enviar para o cliente, para evitar ao máximo as chances de entregar um produto com defeito ou de má qualidade. Quando isso acontece, o cliente fica inseguro de comprar em seu site novamente e não irá recomendar para outras pessoas.
3- Busque por uma transportadora confiável para levar os seus produtos para os clientes. Com uma empresa confiável para transportar seus produtos você tem mais garantia de que nenhuma peça chegará danificada ou depois do prazo acordado.
Dica extra bônus: Outra ótima maneira de passar mais segurança para quem for acessar o seu site é garantir que, caso o produto chegue com defeito, o cliente terá direito à troca (ou até reembolso, isso depende de como funciona a política de troca e reembolso do seu comércio). Imprevistos acontecem, por isso é importante buscar resolvê-los de forma prestativa com seus clientes, essa atitude traz mais credibilidade para o seu estabelecimento e faz com que os clientes voltem a comprar no seu e-commerce.
Com um visual atraente para a sua loja virtual e seguindo esses 3 segredos alavancadores de vendas, você vai conseguir faturar muito mais e elevar a sua presença digital.
Conquistar o sucesso em sua empreitada on-line requer mais do que apenas uma presença digital básica. É fundamental investir em um visual atraente para a sua loja virtual, pois a primeira impressão é crucial no mundo virtual. Uma interface agradável, design intuitivo e imagens cativantes não apenas capturam a atenção do cliente, mas também estabelecem uma conexão positiva desde o primeiro clique.