Com a pandemia da COVID-19, as compras online cresceram expressivamente. Uma pesquisa realizada pela Mundi Map e E-commerce Brasil mostrou que, em 2021, o negócio online foi responsável por 58% das vendas dos lojistas. Assim, se tornou essencial oferecer serviços e produtos pela internet aos consumidores.
Já em 2022, a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) registrou a abertura de 36 mil lojas virtuais no Brasil, chegando à marca de 565.300 sites de e-commerce registrados no país, um crescimento de 6,82% em relação a 2021. Ou seja, os negócios online se expandem cada vez mais e são uma excelente oportunidade para quem deseja aumentar a renda ou ter a liberdade de trabalhar no conforto de sua casa e ser o seu próprio patrão.
Criar um negócio online possui muitas vantagens:
1- Venda 24 horas por dia: Com uma loja virtual você pode receber pedidos novos até mesmo quando estiver dormindo, já que não é como uma loja física que tem horário para fechar;
2- Trabalhe de onde quiser: Você pode gerenciar o seu comércio eletrônico de qualquer lugar, contanto que tenha internet. Isso traz a liberdade de trabalhar enquanto conhece lugares novos, aproveita a natureza ou fica no conforto da sua casa;
3- Venda mesmo sem estoque: Quem disse que é necessário ter produtos físicos em mãos para vender em uma loja virtual? Você pode vender produtos de outras lojas e ganhar comissão por cada venda (afiliação) ou pode vender por meio de um sistema onde você recebe os pedidos, faz o gerenciamento dos pagamentos e envia a solicitação para o fornecedor, que é o responsável pela preparação e entrega dos itens do seu negócio online (dropshipping);
4- Margem de lucro maior: Uma excelente vantagem que o e-commerce oferece é o baixo custo e um lucro maior mesmo em curto prazo. Para abrir uma loja física é preciso se preocupar com o aluguel de um espaço, conta de água, conta de luz, plano de internet, móveis, pintura, entre tantos outros gastos. Para criar uma loja virtual, é necessário apenas investir em um site profissional, visto que as plataformas de e-commerce que oferecem templates prontos acabam te limitando bastante em questões de design; logística; armazenamento; funcionalidades e até mesmo taxas em cima de suas vendas, oferecendo sempre um Plano Pro para ser pago mensalmente, o que acaba não compensando a longo prazo.
Com um site especializado você precisará investir apenas uma única vez e poderá criar no estilo que desejar, ter gigas de armazenamento disponíveis, conseguir gerenciar seus pedidos de forma descomplicada e sem ser descontado taxas de suas vendas para o desenvolvedor do projeto.
São diversos benefícios, o próprio Google constatou que até 2025 as compras online vão representar quase metade das compras no varejo (39%). Sabendo de tudo isso, confira os 10 passos práticos para iniciar um negócio online do zero:
1 – Escolha um Nicho
Existem diversos nichos em que você pode atuar: Você pode trabalhar com o nicho de moda vendendo roupas; pode trabalhar com o nicho de culinária e fazer a encomenda de doces, pizzas ou lanches com um sistema de delivery; o nicho de tecnologia também está crescendo bastante com a venda de eletrônicos e games, entre tantas outras áreas que você pode optar. É importante escolher uma área do seu interesse para que não seja um trabalho desagradável e para que você possa entregar um trabalho de maior qualidade para os seus clientes.
2 – Defina o que Irá Vender
Você irá vender produtos físicos como maquiagens e brinquedos ou irá vender produtos digitais como cursos e eBooks? É importante ter em mente o tipo de produto ou serviço que você irá vender, pois cada tipo de produto possui um público-alvo diferente e com isso uma estratégia de marketing diferente para o seu negócio online.
3 – Crie uma Identidade Visual
Agora que você já sabe o seu nicho e quais produtos irá comercializar, está na hora de criar uma identidade visual. Identidade visual é um conjunto de elementos que definem a sua marca: Logo, cores, tipografia, slogan, embalagens, missão, visão, valores, etc.
Caso você ainda não tenha como investir em um designer profissional para criar a logomarca da sua empresa, você pode criar a sua própria logo utilizando plataformas gratuitas como o Canva, mas atenção: Como a marca de uma empresa deve ser exclusiva, você não pode fazer uso de nenhum ícone ou elemento visual do Canva em sua logo, porém você pode utilizar todos os tipos de fontes, linhas e formas básicas. Isso é ótimo porque mesmo usando apenas tipografias você pode criar uma logomarca cativante, muitas marcas possuem logos sem ícones, apenas tipografias e mesmo assim são bonitas e memoráveis.
4 – Busque Referências
Outro passo fundamental é buscar referências na internet e pesquisar a concorrência para entender melhor como funciona o seu nicho dentro do mercado e ter boas ideias para aplicar nos próximos passos deste guia prático. Acompanhe outras empresas e influenciadores da sua área e se inspire em conteúdos para o seu negócio online.
5 – Crie uma Conta nas Redes Sociais
De acordo com a Comscore, o Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais em todo o mundo e o YouTube, Facebook e Instagram são as redes mais acessadas pelos usuários brasileiros com alcance de 96,4%, 85,1% e 81,4%, respectivamente. O estudo também investigou quais plataformas têm mais consumo cruzado, ou seja, quais redes sociais apresentam sobreposição no consumo dos usuários. As que se destacam são: Instagram e TikTok.
Portanto, se você quer alcançar clientes e aumentar suas vendas com um comércio online é essencial criar uma conta para a sua empresa nas redes sociais, adicione sua logo ou uma foto bem legal sua como foto de perfil e crie uma descrição bem impactante!
6 – Divulgue seus Serviços
Crie um cronograma de postagem para as redes sociais que você criou uma conta e comece a divulgar sua marca, fale mais dos seus produtos e serviços, enumere as vantagens, tire dúvidas dos seus seguidores e interaja com eles. O objetivo das redes sociais é gerar conexão com as pessoas, e com essa conexão você pode gerar vendas!
7 – Tenha um Site de Sucesso
Agora está na hora de impulsionar o seu comércio com um site profissional! Com uma loja virtual você terá um sistema personalizado e prático para os seus clientes efetuarem suas compras, conhecerem seus produtos e até mesmo adquirirem cupons de desconto. Você poderá vender 24 horas por dia, faturar mais, passar mais credibilidade e ganhar mais tempo para gerenciar suas encomendas.
8 – Defina os Métodos de Pagamento e Formas de Entrega
Com o seu site em construção, você precisa definir quais métodos de pagamento serão aceitos em sua loja virtual: Cartão de crédito, pix ou boleto (ou os três). Também é preciso definir em até quantas vezes o seu cliente poderá parcelar a compra e qual é o valor mínimo em que será permitido parcelar.
Além disso, você precisa saber quais serão as formas de entrega. Se será o seu próprio motoboy, você mesmo entregando ou fazendo a entrega com o Correios. Não se esqueça de definir em quais áreas você irá entregar. Se será para apenas uma região específica, para todo o Brasil ou para o mundo inteiro.
9 – Tenha Presença Online
Já dizia Patrick Munzfeld: Quem não é visto, não é lembrado. E na internet não é diferente, isso não significa que você terá que gravar vídeos onde o seu rosto aparece, mas significa que você precisará contar para as pessoas sobre a sua empresa, criar postagens, divulgar o seu site nas redes sociais e estar presente nas plataformas online pronto para responder os seus futuros clientes. Você pode até criar um blog sobre o seu nicho para sanar dúvidas e alcançar mais pessoas em potencial para a sua marca, o importante é ter uma presença online!
10 – Seja Constante
Para finalizar com chave de ouro, não adianta seguir todos esses passos apenas por uma semana ou por alguns meses, você precisa ter constância. Continue postando nas redes sociais e no seu blog, continue divulgando o seu site, comece vendendo para amigos e familiares mais próximos e com o tempo você terá mais indicações e novos clientes, faça o seu trabalho com capricho e dedicação para conquistar clientes fiéis e ir evoluindo o seu comércio gradualmente.
Recapitulando os 10 Passos para Começar um Negócio Online do Zero:
1- Escolha um Nicho;
2- Defina o que Irá Vender;
3- Crie uma Identidade Visual;
4- Busque Referências;
5- Crie uma Conta nas Redes Sociais;
6- Divulgue seus Serviços;
7- Tenha um Site de Sucesso;
8- Defina os Métodos de Pagamento e Formas de Entrega;
9- Tenha Presença Online;
10- Seja Constante.
Com esses 10 passos práticos você está pronto para começar a sua jornada rumo ao empreendedorismo digital e iniciar o seu negócio online!