O que é um Domínio e como Adquirir um para o meu Site

O que é um Domínio e como adquirir um para o meu Site

Para ter um site é essencial possuir um domínio e uma hospedagem, sem um desses serviços o seu site não aparecerá para os usuários. Neste post iremos falar exclusivamente sobre o domínio, sobre o que é um domínio e como adquirir um para o seu site.


O que é um domínio?

O domínio é o link do seu site, o endereço que faz os usuários te encontrarem na web, por exemplo: sualoja.com.br. É por meio do seu link (domínio) que as pessoas conseguem acessar o seu conteúdo, a sua loja, o seu blog etc. É fundamental que você contrate um domínio antes de criar o seu site. Mas você deve estar se perguntando: Quanto será que custa um domínio? Fique tranquilo(a), pois o valor vai te surpreender! Vamos te explicar tanto o valor de um domínio quanto como faz para adquirir um, mas antes é preciso entender os tipos de domínios que existem e qual deles é o mais indicado para o seu site.


.com ou .br?

Existem muitas extensões de domínio: .com, .com.br, .org, .net, entre tantos outros. Existem extensões que são específicas para determinados setores, confira alguns exemplos:

– .gov: específica para instituições governamentais

– .adv: específica para advogados

– .edu: específica para instituições educacionais

– .ong: específica para atividades não governamentais individuais ou associativas


Confira a lista completa em: https://www.registro.br/dominio/categorias/

Com tantas extensões disponíveis, qual delas você deve escolher? A que nós recomendamos é a .com.br, a extensão .br é referente ao Brasil, e com essa extensão de domínio aumenta as chances do seu site aparecer para os brasileiros.

Porém, vamos imaginar a seguinte situação: Você contrata uma empresa especializada em criação de sites profissionais e compra um domínio com a extensão .com.br (exemplo: nomedasuaempresa.com.br), mas outra pessoa que tem uma empresa com o mesmo nome que a sua, e às vezes até trabalha na mesma área de atuação que você, compra o mesmo domínio só que com a extensão .com (exemplo: nomedasuaempresa.com). 

Com essa situação você pode acabar perdendo clientes, pois um usuário pode estar tentando te procurar, mas acabou pesquisando apenas com a extensão .com e foi direcionado para o site de outra pessoa ou para o site do seu concorrente. Por isso, se você puder, recomendamos que você compre as duas extensões para o seu domínio (.com e .com.br), porém só a .com.br já está muito bom!


Quanto custa um Domínio?

Os valores vão depender de qual empresa você vai comprar o domínio, existem várias que oferecem o serviço de contratação de domínio. Sempre indicamos para os nossos clientes a Registro.br, ela é uma empresa muito confiável e tem um dos preços mais baratos do mercado.

Os domínios são pagos apenas uma vez por ano, o que torna mais acessível o objetivo de ter um site e alavancar as vendas. O preço de um domínio na Registro.br é R$ 40,00 por ano e não é um valor que vai aumentando com o passar do tempo, o valor se mantém o mesmo. 


Como adquirir um Domínio para o meu Site?

Para comprar o seu domínio, acesse o site registro.br e pesquise o domínio que deseja para ver se ele está disponível, domínios são únicos e cada domínio só pode ser usado por uma pessoa ou empresa.



** É importante ressaltar que o Registro.br só vende domínios que possuam a extensão .com.br

Caso o domínio que você queira esteja indisponível, você pode tentar pesquisar por domínios parecidos até que um deles esteja disponível para você possa usar no seu site.



Após encontrar o seu domínio, clique no botão escrito “Registrar” e preencha o CPF ou CNPJ do titular do domínio, em seguida clique em “Continuar”.



Você irá precisar criar uma conta no Registro.br para poder registrar e comprar o seu domínio. Após isso, basta preencher as informações do administrador da conta e ler e aceitar o contrato, a política de privacidade e os termos de uso. 

Clique em “Registrar” e pronto! Aguarde o e-mail que você receberá do Registro.br, nesse e-mail você terá acesso ao link de pagamento para efetuar a compra do seu domínio. 

Ao clicar no link, você poderá escolher o período de renovação do domínio, por padrão, o Registro.br deixa marcada a opção de renovação a cada 2 anos, que sai pelo valor de R$ 76,00 a cada 2 anos. Porém, você pode escolher o melhor período de renovação para você. 



Selecione o método de pagamento que deseja. O Registro.br aceita pagamentos via cartão de crédito, com liberação do domínio em alguns minutos, ou pagamentos via boleto bancário, com liberação do domínio em até dois dias úteis. Por conta do prazo de liberação, nós recomendamos que você efetue o pagamento via cartão de crédito. 

Após preencher as informações, clique em “Confirmar pagamento” e assim o seu domínio será comprado com sucesso! Ao acessar a sua conta Registro.br, você poderá ver o status do seu domínio, quando o pagamento for processado o status do seu domínio aparecerá como “Publicado”.

** Você também pode receber outro e-mail do Registro.br pedindo para você validar sua conta, não se esqueça de acessar esse e-mail e validar a conta que você criou.


Como Configurar meu Domínio para Aparecer no Site?

A configuração do domínio pode ser feita tanto por você quanto pela empresa especializada em criação de sites que você contratou, caso prefira que a empresa configure o domínio para você, basta compartilhar os dados de acesso da sua conta para que a empresa possa acessar o painel e fazer as configurações necessárias para o apontamento do domínio. Não se preocupe, você pode alterar a senha da sua conta posteriormente.

** É importante ressaltar que para conectar um domínio é preciso ter um serviço de hospedagem, lembra que falamos sobre isso no começo desta postagem? Para ter um site visível para todos na internet, é necessário contratar um serviço de domínio e de hospedagem. A Klique oferece para todos os clientes um ano de hospedagem grátis e recomendamos fortemente o serviço de hospedagem da Hostinger, por conta da sua estrutura, praticidade, segurança, credibilidade e suporte prestativo.

Caso você queira apontar o seu domínio sozinho(a), confira este post: Como apontar um domínio a partir do Registro.br para a Hostinger


Gostou? Compartilhe nossa postagem!

2 respostas

  1. Olá empresa Klique Sites,

    Parabéns pelo excelente artigo! Seu guia claro e acessível sobre o registro de domínios é crucial para quem está começando ou busca aprimorar seus conhecimentos. Destaco a orientação sobre a escolha da extensão do domínio, a recomendação da Registro.br, e a instrução passo a passo para adquirir e configurar um domínio. Sua ênfase na importância da hospedagem e o benefício oferecido pela Klique enriquecem ainda mais o conteúdo.

    Obrigado por compartilhar conhecimento!

    Atenciosamente,
    Miquéias Trindade Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Agradecemos por sua mensagem!

Sua busca por soluções está em boas mãos. Em breve você receberá nossa resposta pelo Whatsapp. Estamos empolgados para embarcar nessa jornada de crescimento com você!